Medicina Dentária - Covid 19

A Clínica Dr. António Bexiga, a bem da segurança dos seus pacientes e dos seus profissionais de saúde, cumpre todas as orientações da Direção Geral de Saúde (DGS) e da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD) e, nesse sentido, pôs em prática um conjunto de medidas.

Ventilação Natural

A orientação da DGS que define as medidas para a reabertura das clínicas dentárias, durante o estado de calamidade, fala da importância da ventilação natural. Na Clínica Dr. António Bexiga, todos os gabinetes de medicina dentária e também as salas de espera têm janelas para a rua. E isto é bastante importante para a renovação do ar nos gabinetes e sala de espera. Assim, nesta altura temos sempre as janelas abertas ou as abrimos regularmente.

 

Uso de máscara obrigatório

O uso de máscara é, atualmente, obrigatório nas nossas clínicas, assim como em qualquer espaço fechado. Apenas é possível retirar no momento da consulta, já dentro do gabinete.

 

Aumento do tempo de consulta

Aumentámos o tempo de consulta com 3 objetivos principais: reforçar a desinfeção do gabinete após cada consulta; espaçar o tempo entre consultas e diminuir a afluência à clínica.

 

Entrada de acompanhantes interdita

Neste momento não é permitida a entrada de acompanhantes, exceto no caso de crianças ou pacientes com algum tipo de dependência ou de mobilidade reduzida.

 

Pontualidade

De modo a garantir o mínimo de pessoas em simultâneo nas nossas clínicas, pedimos que chegue, no máximo, 5 minutos antes e não se atrase muito. Sugerimos ainda que chegados às imediações da clínica nos contacte por telefone para dar conta da vossa presença e nós possamos vos contactar para serem atendidos.

 

Protocolo de chegada à clínica

À chegada à Clínica é pedida a higienização das mãos com álcool gel e medida a temperatura, tanto a pacientes como aos nossos profissionais de saúde. Caso a temperatura seja superior a 38º,  o profissional de saúde não poderá trabalhar nesse dia e o paciente irá avaliar a urgência da consulta em questão.

 

Sala de espera alterada

Os estudos relativamente ao Covid19 e as clínicas dentárias revelam que as salas de espera são um dos locais onde deve haver maiores cuidados, dado ser o local onde se juntam maior número de pessoas e até há pouco tempo sem qualquer uso de equipamento de proteção individual.

Nesse sentido, e embora já seja necessário estar com máscara neste local, bem como em todas as zonas comuns da clínica, reduzimos a capacidade das nossas salas de espera em aproximadamente um terço, garantindo uma distância aconselhada entre cada paciente.

O número de lugares disponíveis será inferior de modo a respeitar as distâncias mínimas de segurança. 

Retirámos, também, qualquer revista ou folheto, bem como, o dispensador de água, pois poderia ser manuseado por várias pessoas.

 

Cobrança de equipamento de proteção individual (EPIs)

Face à situação epidemiológica atual, os nossos profissionais de saúde (médico dentista e assistente) encontram-se a usar todos os EPIs indicados pela DGS. Esta situação excepcional, aliada aos preços totalmente inflacionados relativamente ao normal, obriga-nos a cobrar um valor adicional em cada consulta.

 

Pagamento preferencial por Multibanco ou MB Way

Seguindo as indicações das autoridades de saúde mencionadas acima, o pagamento deve ser feito por Multibanco ou MBWAY.

 

Casos suspeitos

Caso nos dias anteriores ou no próprio dia da consulta tiver febre acima de 38º, tosse, dificuldade em respirar ou fadiga geral, por favor não se dirija à clínica. Ligue para o Linha SNS24. 

 

Gostaríamos só de realçar que estamos preparados e queremos que sinta confiança na sua clínica. Iremos continuar a acompanhar os estudos mais recentes relativos à Covid19 e iremos atualizar as nossas medidas de segurança, se for caso disso.